Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Black is Beautiful. Racismo não é


Black is Beautiful (Negro é lindo) é um movimento iniciado na década de 1960 nos EUAses a fim de afirmar a beleza dos traços afrodescendentes. Sabemos que a sociedade é racista e que desde que o europeu inventou de sequestrar e roubar pessoas negras da África pra Europa e Américas que esse quadro permanece, perdão pelo trocadilho, negro. Sabendo que o racismo assola o mundo, a referida campanha veio pra desconstruir aquele racismo internalizado que subconscientemente diz que os traços negros não são lá tão atraentes, bonitos ou simpáticos.

Pensa aí em quantas vezes até você mesmo que está lendo isso não olhou um negro e um branco e automaticamente achou o branco mais atraente sem motivo, aparentemente, nenhum. Pois é. O negro não é escolhido pra galã, no máximo, um símbolo sexual relacionado quase que a uma libido selvagem e insaciável. Mas beleza mesmo, aquela coisa pura, quase romântica, essa não é pro negro nem lá nem aqui. E é por isso que o movimento Black is Beautiful ganhou o mundo. Porque o negro precisava se afirmar como um ser humano e não como uma caricatura, como naqueles desenhos em que o cara explode e de branco fica com nítidas características afro, dando a entender que o negro é um branco defeituoso, queimado, sujo ou pintado. O ser humano que deu errado.

Aí, aparece a tal da campanha de papel higiênico preto e eu nem aí pra ela. Confesso que quase não assisto TV aberta – justamente por não me ver representado na telinha – e tava fazendo igual a uma vaca pra esse comercial (tá ligado, vaca, ela caga e anda – Rá!). O que me atentou pra essa campanha, estrelada pela ruiva que virou fantasma naquela novela de 90 atores brancos e só dois negros sem falas, foi o slogan: Black is Beautiful.

Confesso que antes de saber do slogan, eu nem tinha visto racismo e não tinha entendido porque a atriz se disse tão arrependida, tentando até já se desvencilhar da marca (claro, eu nunca acredito que é arrependimento pela ofensa, mas sim por arriscar ficar com o filme queimado para a próxima propaganda milionária). Aí, uma amiga (minha) me marcou numa publicação de uma amiga (dela) em que a moça também não teria visto racismo ali, alegando que as pessoas estão vendo racismo em tudo, que é vitimismo, mimimi e bobobó...

Pois é, mas vendo a campanha com o slogan, percebi como fui distraído. Não é a cor do papel em si, é o próprio slogan. A frase tem um contexto de forte luta por justiça social e racial e quando é usada como um simples trocadilho, ela perde todo o significado. Esvazia o empoderamento do negro. E, na boa, isso é como colocar o nome da sua mãe na sua cadela de estimação. Soa forte, né? Soa agressivo, né? Você acha que melhora dizer pras pessoas que nomeou um animal pra homenagear uma pessoa querida? É assim que eu vejo.

Dê uma boa olhada na imagem que ilustra este texto. Dei um Google pouco antes de iniciar estas palavras. Na seção imagens do Google, você joga a frase e olha o que aparece. Sim, imagens relacionadas ao empoderamento da auto-estima do negro. Mas aparecem uns resultados pingados de um papel higiênico que, por uma questão de linguística, leva o mesmo adjetivo. Racismo não é só quando alguém te xinga ou atira em você dizendo que é por sua cor. Racismo – que não é só questão de opinião e se for, tadinhx – também é quando alguém usa uma poderosa ferramenta de nossa luta por respeito e contra o racismo, pra vender papel higiênico.

Sinto muito, Marina, mas a campanha é racista sim. Não é agressiva, é cínica e desleixada. No mínimo o racismo ali foi por falta de consideração com o próximo. Como quando você faz uma piada de gordo e ignora que algumas pessoas na roda de conversa são gordas. Pode ter o atingido que não vai ligar, como muitos negros Holiday se acham mais legais aturando racismo e fingindo não ver, mas não é porque você releva um tapa que a porrada não aconteceu. A frase Black is Beautiful foi um marco na luta por direitos civis nos EUAses e já virou até nome de música por aqui.

Ou o erro foi por usar uma frase sem saber do real significado social dela ou foi uma maldade bem mesquinha. Acontece. A gente é passível de falar uma besteira por faltar informações importantes, vejo muita gente fazendo isso com boatos de internet, principalmente sobre política. O mais sensato é admitir, foi mal aê, vamos melhorar na próxima. Mas negar o racismo é bizarro. É fechar os olhos e dizer que não está lá porque você desprezou.

Na minha opinião direta e sincera (não tenho outro jeito que me interesse de ser) isso é, sim, uma provocação gratuita. Aliás, gratuita não, barata e muito mais rentável pra quem faz. Pensa comigo, gafanhoto, às vésperas do mês onde se localiza o dia da consciência negra, eles lançam um produto remetendo à cultura negra, tipo a Dove fez há algumas semanas dando a entender que depois do produto a mulher negra vira branca, como se fosse sujeira...


Dá burburinho, viraliza, militantes como eu, vão à internet repudiar, se manifestar – e dar um pouquinho de ibope pra eles por tabela – e.... E... E aí, eles estão ganhando propaganda a baixo custo pra um produto que até mesmo muito negro vai comprar. Eu estudei publicidade por um ano antes de ir pro jornalismo e uma coisa é certa: Não se lança uma vírgula no mercado sem um estudo minucioso sobre intenções de alcance de público, o tipo de público, o custo que vai gerar, etc... Essa parte do marketing estabelece cada de talhe a ser considerado pra que o produto seja vendido da melhor maneira. Aliás, o produto não, a ideia do produto. 

Por exemplo, não se vende um carro, você vende conforto, segurança, sensação de poder e liberdade, sacou? E o que Personal vende? Uma polemicazinha de graça pra propagar ainda mais seu produto diferenciado. Não é um racismo direto, é uma alfinetada pra fazer barulho.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Rose, chega pra lá! Jack podia se salvar


O cientista Neil DeGrasse Tyson (aquele do meme ‘ui, ele é o bonzão’, que fez sucesso há alguns anos), deu uma entrevista recentemente ao site The Huffington Post, onde falou sobre uma polêmica que persegue o filme Titanic (1997). Pois bem, Tyson falou especificamente sobre a controversa cena, lá pro final do filme, em que Jack (Leonardo Dicaprio) e Rose (Kate Winslet) procuram, literalmente, uma tábua de salvação. Ele falou:

“Ele tentou uma vez e decidiu morrer congelado na água. Não! O nosso instinto de sobrevivência é muito mais forte do que aquilo em qualquer pessoa, especialmente naquele personagem. Ele é um sobrevivente, certo? Ele deveria ter se esforçado mais”.


E eu sempre achei isso mesmo. O cara frisa no começo do filme que é um sobrevivente, ele fala pra própria garota que vai dar um jeito de sobreviver, quando a convenceu a ir sem ele num bote, e nem bem tentou se apoiar, já se conformou em deixá-la só? E outra, não estamos falando de um romantismo cinematográfico, estamos falando de pessoas em meio a um naufrágio, num mar congelante.


Pensando bem, ele já tinha demonstrado grande sagacidade ao procurar uma das extremidades do navio já prevendo que ao afundar, aquela parte os deixaria na superfície, não arrastando-os pro fundo. Até previu que o repuxo ia submergi-los por instantes... aí, na hora mais calma de buscar um apoio... Caras, graças aos deuses do cinema, os dois eram magros e estatura mediana, ou seja, nada que impedisse uma distribuição de peso igualitária.


Enquanto tem gente que vê uma barata e escala um sofá melhor que muito alpinista por aí, os caras estavam boiando em gelo e o fanfarrão deixa de lado um aviso que ele mesmo passou à namorada em sua primeira conversa. Quando Rose pensava em se jogar do navio para fugir de uma vida superficial e opressiva, ele avisou que além da queda, ia sofrer com o frio alucinante. Comparou com um monte de facadas simultâneas e tudo.






Enfim, se um cientista fala que sim, então eu sei que estive no caminho certo esse tempo todo (risos). Não adianta nem o diretor James Cameron ficar irritado, como sempre fica ao ser perguntado sobre isso.


O importante é que hoje, com o aquecimento global e todas as modificações que a natureza vem sofrendo e/ou passando, a realidade agora é outra:

































Violência Psicológica


Todo e qualquer relacionamento em que uma parte precisa se sentir dominante através do ataque à auto-estima/auto-confiança/amor próprio do outro É UM RELACIONAMENTO ABUSIVO! Pode variar até o nome (assédio, bullying, etc), mas tudo causa o mesmo efeito... ou melhor, a mesma gama de efeitos.

Nem sempre transparece, mas isso causa ataque de ansiedade, insegurança e, muitas vezes, a sensação de dependência emocional da parte oprimida. É quando a pessoa faz parecer um gesto de carinho xingamentos, críticas e outras formas de limitar e controlar o comportamento alheio. Sobretudo mulheres e crianças, entre outros tipos de condições, como emprego, escola, casa, etc.

Sabe aquele cachorrinho que mesmo apanhando se mantém fiel ao dono, fazendo de tudo pra agradar? Pois é, essa é a pessoa sofrendo abuso psicológico de quem acha que precisa ter amor. São sinais como rejeição, indiferença, crítica, humilhação, ameaças e outros que provam o quão estúpida é a pessoa que pratica e não a que sofre.

Não permita. Não se encolha com o rabo entre as pernas. A parte culpada é a que controla. Essa parte é a que depende de alguém pra se sentir menos insignificante. Essa é a parte que precisa de um psicólogo já. Na boca de quem não presta, o oprimido não serve pra nada. Engraçado que pra estar ali à disposição dos insultos, ela presta (?).

E eu nem preciso falar de quando a opressão chega ao campo físico, né? Mas a violência psicológica não deixa hematomas, acaba sendo mais complicado de perceber em si e nos outros. Dependa de si e não dos outros. Muito menos de quem deveria acolher com amor e proteção, mas, pelo contrário, age com mais crueldade do que um estranho da rua.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Maísa, Gentili, Vodca e o Estatuto da Criança e do Adolescente do SBT



Lá vem o SBT, de novo, ser o SBT, saca, aquele climão de casa da mãe Joana, como se fosse um galpão dividido entre o que Silvio Santos controla como seu quarto de zueira em casa e a outra metade aquela que acontece de tudo que o patrão não tá vendo, ou está avoado demais assinando cheques e sorrindo feito um bonecão de Olinda.

Bem, o imbróglio da vez é com menina Maísa Silva. Sim, ela de novo, parece que o SBT tem alguma obcessão em perturbar o juízo da garota. Não sei se eles acham que ela crescendo pode perder aquele encanto que as pessoas têm e, por isso, inventam outras formas d’ela chamar atenção... sei lá, caras, é muito estranho. Parece que Silvio Santos, além de maníaco, tá deixando seus empregados alucinados também. Parece que todos passam pela porta da emissora e levam uma borrifada de gás de babaquice, estilão Coringa, nas histórias do Batman (perdão, Bátema), saca?

Danilo Gentili (eterno engraçaralho da sexta série) serviu vodca para Maísa, quando a mocinha participou como entrevistada em seu programa, The Noite. Era só uma piada, né? Esse é o ordão que todo babaca usa quando passa do limite do respeito, mas não quer responder por isso. Afinal, se já foi ofensivo, não vai ser na hora de reconhecer isso que o cara vai fazer nascer dignidade dentro daquela cabecinha pseudo-humorística (friso sempre, piadas depreciativas não são humor, são só ofensas em tom sarcástico). Bem, no fim das contas, pegou mal.

Pegou tão mal, mas tão mal, que a própria Maísa se chateou na hora e a própria direção do canal pode tomar medidas quanto a isso. Primeiro, porque Maísa tem apenas 15 anos, menor de idade protegida pelo Estatudo da Criança e do Adolescente, onde se lê que oferecer bebida alcoólica ou qualquer substância que provoque dependência é crime. Depois, mesmo que não fosse menor de idade, sendo adulta, mas tendo algum problema em relação à bebida alcoólica? Se a garota desmaia ou tem algum revertério?

Bem, como eu sou paranoico, não descarto a possibilidade de tudo ser um grande truque entre todos os envolvidos. Vai que era só água, mas a menina, atriz, faz aquela cena e atrai interesse do público... Não duvido, mas não acredito também. Enfim, as medidas punitivas para essas atitudes insanas são tão amenas, que, sinceramente, tenho dificuldade em decidir se acredito que a legislação é tão ignorada ou se é tudo combinado, e por isso nada é feito de forma efetiva.

Em todo caso, sendo fingimento ou uma legítima babaquice, não cabe dizer ‘era só brincadeirinha’. Não se menciona álcool oferecido a adolescentes em rede nacional de um canal aberto sem falar nas consequências nocivas que isso traz. Mais uma bola fora do SBT e seu contratado.


Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs/keila-jimenez/2017/10/11/danilo-gentili-pode-ate-ser-preso-por-dar-bebida-para-maisa-em-programa/  

Feminismo não é o contrário de machismo





“Machismo significa a concepção de que mulheres são subordinadas aos homens. O feminismo, por sua vez, não é o contrário de machismo. O feminismo não supõe que homens são subordinados às mulheres, mas que homens e mulheres são iguais.”
-Mario Sergio Cortella


Se você acha natural que haja ‘tarefas masculinas’ e ‘tarefas femininas’, moçx, você é machista. “Ah, dirigir é coisa pra homem”, ‘ah, cuidar dos afazeres domésticos é pra mulheres’... olha, isso tudo, sinto muito te diagnosticar com péssimas notícias: Você é machista.

Bem, não fica muito pra se explicar depois das sábias, simples e diretas palavras do intelectual Mario Cortella (não á toa, é um dos mais respeitados do Brasil). Mas eu sou teimoso e vou falar mesmo assim, porque tem pontos que as pessoas simplesmente não entendem, ignoram e mesmo assim querem sair por aí cuspindo opiniões. Opiniões, óbvio, sem a menor base de conhecimento pra tanto. Mas como eles não se envergonham, a gente ajuda a diminuir o constrangimento alheio.

Algumas das questões que mais vejo por aí, vou responder, até porque , enquanto homem de uma sociedade machista, não passei imune por alguns desses exemplos que vou citar, ou seja, conhecimento de causa na ignorância que o senso comum me proporcionou e, graças ao bom universo, mandei pro caixa-prego. E tudo começa numa mesma frase:

Feminismo é machismo ao contrário?


Essa é a mais clássica. É dessa raiz que saem aberrações do pensamento humano como ‘negros são os mais racistas’ ou ‘usando essa saia curta, depois não reclama de ser assediada’. É o ser humano maldoso que não quer se ver no lugar questionado, acha que está certo colocando o erro no coleguinha. Mas vamos lá:

Machismo é um sistema. Há milênios, a humanidade era repleta de sociedades comandadas por mulheres, sociedades matriarcais, sobretudo na África. O que aconteceu, foi que em algum momento, o patriarcado (domínio de homens) subjugou as mulheres e assumiram na base da força o comando das decisões da sociedade e, pra isso, diminuíram, ou melhor, rebaixaram a mulher de qualquer posto de comando.

Aí, entrou em vigor o tal sistema. Não é só uma opinião quando você acha que mulheres lavam e passam roupa melhor, é fruto desse sistema de condicionamento da mulher a uma posição subalterna. Quem nunca viu uma mulher ser questionada ao chegar a um cargo de supervisão, presidência e afins? “Tinha que ser mulher”. E esse sistema questiona a mulher em posição de liderança, coloca ela como a barraqueira, quando é contestadora, atribui seus problemas emocionais à TPM, diz que ela não pode assumir muitas responsabilidades fora de casa porque seus hormônios a farão passional e isso prejudicará suas decisões... Enfim, deu pra sacar, né?

O machismo, por outro lado, favorece o homem em questões inúteis e estúpidas. É como se o machismo fosse aquele grupinho de meninos formando um clubinho onde não entra meninas, mas como se trata de toda a sociedade, então, o homem percebe que não pode viver num mundo sem mulheres, mas formulou um jeito de fazer isso sem admitir que elas podem ser melhores na administração do clubinho gigante. Aí, reduz a mulher a tarefas domésticas, sexo e companhia calada ou fazendo elogios à masculinidade do marmanjo. E quando aceitam – ou precisam sem admitir – que elas trabalhem fora, pagam menos. Porque? É o mesmo trabalho!

As pessoas veem aqueles grupos ditos feministas de mulheres seminuas fazendo algazarra em manifestações e acham que aquilo é feminismo. Ou seja, a mulher é uma histérica, essa é a diferença pra eles, né? Sabe quando a gente não quer que a criança se arrisque a se machucar então diz que ela não vai conseguir e proíbe? É isso que o machismo faz com as mulheres. Coloca a culpa de tudo nelas. Se elas andarem um milímetro fora do que o machismo quer, o machismo as culpa.


A sociedade machista, por exemplo, aceitou que elas usassem roupas curtas, mas se usarem, estarão pedindo por assédio, estupro e não são moças direitas pra casar. Porque o caráter da mulher é medido  na seguinte maneira: Quanto mais ela fizer o que o machismo quer, mais valor ela vai ter pra ser a secretárias de cama, mesa e banho de algum marmanjo que só vai substituir a mãe pela esposa, numa das maiores ironias do mundo, que é provar ser um completo dependente de quem se quer oprimir. Mulheres se tornam receptáculos de descendentes, com direito a cozinhar e lavar nos intervalos e só.

Agora, quando uma mulher defende seu direito de ocupar o lugar que quiser (ou que não quiser, como filhos, casamento, etc), ou mesmo nem defende, mas age dessa forma, independente, aí, ela estará sendo julgada e, mesmo que não perceba, estará sendo feminista. Essa é a diferença entre machismo e feminismo:

Machismo é a dominação do homem sobre a mulher. Feminismo é a reivindicação da mulher por igualdade. Por isso, nunca existirá, na minha opinião, uma sociedade feminista, porque o feminismo é a defesa da mulher contra a opressão, enquanto o machismo sim, quer reduzir as possibilidades da mulher e torná-la mera figura decorativa.

Feminismo não prega estupro pra homem sem camisa, não diz que ele está pedindo por assédio quando bebe, se homem falar palavrão, não dizem que ele não tem modos, não defende mulheres agredindo parceiros adúlteros, não diz ‘ela não resistiu à cantada, mas ela é mulher e mulher é assim mesmo’, não prega que lugar de homem é na cozinha e outros.

Aliás, perceba como o machismo é um sistema e não uma força da natureza criada por deus (sim, religiosos conservadores medievais, estou apontando pra vocês nessa frase). O machismo é tão escroto que ele despreza o homem gay, numa visão de que um homem se comportar ‘como mulher’ é humilhante e também despreza a mulher gay, porque é uma mulher cometendo o abuso de se portar ‘como homem’. O mesmo vale para homens e mulheres trans. Ou seja, só o homem cis e hétero é que é realmente superior.

E até para homens ele é opressivo. Se o cara não agir como se estivesse num comercial do AXE, ele é desdenhado pelos outros homens-pica grossa-superior-das-galáxias. Ou seja, é bem excludente, se parar pra pensar. Reduza o grupo e você terá mais chances de ganhar a liderança um dia. E nem toquei no assunto racial, hein! Porque entre um homem branco e um homem preto, sabemos quem tem cara de médico e de presidente e quem tem cara de jogador de futebol e de bandido, né? Mas isso vai ficar pra outra hora. Por enquanto fico com minhas explanações ‘for dummies’ para homens que ignoram assuntos, mas querem falar. Mulheres também fazem isso, mas me incomoda mais homens falando. Deve ser porque eu me vejo no passado reproduzindo essas b8stas e me sinto envergonhado. Vou consultar meu psicólogo enquanto você reflete neste texto.

E se algum teimoso ainda insistir em morar na areia movediça da ignorância... Só lamento. Não discuto.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

É mentira: Número de celular que clona seu telefone



Você já deve ter visto por aí, no meio de milhões de mensagens de ‘alertas’ contra algum ‘novo golpe’, essa ‘nova tática’ dos bandidos, não? Se você conseguiu passar sem isso aparecer em sua vida, beleza, até porque não faz diferença nenhuma. Agora, se você esbarrou com essa trolha, então, possívelmente, é porque alguém acreditou no que leu sem nem se preocupar se era verdade e saiu repassando, comendo alguns Kb de sua memória, quiçá, até de seu pacote de dados.

Acontece que essa perda de tempo é comum nesses casos, a pessoa vai lá, se deixa levar pelo clima de emergência e sai compartilhando. Porque tem um senso de comunidade e quer informar ao coleguinha? Não! Porque quer parecer a pessoa mais esperta e antenada da internet? Possivelmente! Porque confunde likes e views com carinho e atenção? Certamente! Pessoas carentes são mais propensas a repassarem coisas que terminem com ‘repasse/compartilhe’, pois é o momento que têm certeza de que alguém está olhando.

Mas voltando, esse número, em pesquisa do site Quatro Cantos, era do atendimento da operadora de celulares Vivo, mas que foi desativado por não ser mais atendido. Tá, não chega a ser ruim, já que operadoras ligando nunca é pra oferecer coisas legais, só mais gastos, mas esse não é o ponto. A questão é que repassando mentiras, pessoas de verdade podem ser prejudicadas. Nesse caso, não, é só uma mentira que, no máximo, privou alguns clientes de aumentarem suas despesas com planos telefônicos. Mas e se fosse o caso de difamar uma pessoa, por exemplo?

Há algumas décadas que esse tipo de anúncio alarmista rola por aí, antes era repassado por e-mails, depois redes sociais e agora por whatsapp. É igual aquelas lendas do cara que derreteu no tanque de coca-cola, mais uma lenda urbana. Até porque não existe isso de clonar um telefone apenas ligando pra ele. E com o avanço da tecnologia, essa mensagem, além de mentirosa, ainda ficou ultrapassada. Se você acreditar que um número vai clonar o seu só de atende-lo, vai começar a achar também que vírus de computador transmite doenças.


Para enquanto é tempo, pra não ficar feio. Ninguém deveria repassar assuntos que não conhecem, muito menos sair acreditando em tudo que lê e ainda repassar como se tivesse comprovado a veracidade de perto.  



Fonte: http://www.boatos.org/tecnologia/balela-numero-de-telefone-11-9965-0000-clona-o-seu-telefone.html
Powered By Blogger