Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

O que é Copa do Mundo?


Antigamente, copa do mundo era algo que 'acontecia'. Sim, acontecia no sentido de ser um evento que mobilizava, mudava rotinas, unia pessoas... hoje, tá uma mídia ferrenha, mas que não cativa. Só para aqueles que ainda têm o hábito ou curiosidade de saber quem vai ganhar. Patriotismo não tem, porque vejo a ironia de gente aí falando coisas como 'isso é Brasil mesmo, essa m...', e depois tá torcendo feito louco como se o próprio filho jogasse na seleção com o argumento de 'a seleção não tem culpa' ou ainda 'o Brasil precisa ter alguma alegria'.

Mas, voltando, eu acho que copa, hoje em dia, é algo feito e embalado já pra render o que deu certo e chamou atenção antes. A copa mal começou e já têm milhares de musas da torcida, já elegeram um bicho qualquer como o vidente da vez, colocaram o nome de um jogador popular entre os que acompanham e toda hora é alguma notícia forçada pra pegar aqueles curiosos que ficam atualizando telas de PCs e celulares. É o mesmo efeito da combinação vermelho-amarelo do McDonald's ou de qualquer loja de brinquedos... Coloca-se cores vivas pra atrair a atenção visual imediata... e seleções de futebol juntam tudo isso.

Saudades verdadeiras do tempo que, mesmo sendo um placebo açucarado, como o carnaval, novela ou qualquer outra coisa que a mídia faça pra manter a audiência no alto e a população adestrada, ainda tinha espaço para acontecimentos espontâneos. Vamos ver: da minha memória pessoal, lembro da copa de 1990 e o gol de Caniggia com passe de Maradona em cima do Brasil, em 1994, a torcida pela convocação de Romário contra o Uruguai, o tetra e a homenagem a Ayrton Senna... Era uma mídia diferente, que realmente buscava o sentimento do brasileiro em relação ao futebol. Tremenda ferramenta de alienação na época da ditadura, mas tinha um viés de verdade, digamos, 'inocente'.

Hoje, já estamos na terceira copa em que se espera que o Neymar(keting) salve o país, mas além de vender cueca, desodorante, celular e a ideia ilusória de que minimamente será lembrado como ídolo daqui a 50 anos, como outros o são, não vejo nada de mais. Só a mesma história de ser superestimado pela mídia e parte da população e sua namorada-parceira de publicidade e propaganda. Vender ele vende bem, é um conceito publicitário. Jogar, nhé... pode ser, mas tô falando daquele 'tchan', que acho que morreu no Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

Hoje tá essa fanfarronice no modo automático. Seleção tem modelos se fazendo de jogadores (por isso que quando se deparam com times organizados levam surras homéricas ou passam inexpressivos por que o adversário ainda respeita o peso da camisa).

E assistir Brasil jogando com camisa da CBF ainda me faz lembrar os paneleiros da vida... Nhé... quem é de curtir que curta, porque quando a gente quer, qualquer pé-sujo da esquina vira uma festa de gala. No mais, eu não sou patriota, não me sinto representado por um país que odeia minha raça, finge que não passou mais de 300 matando e violentando meus ancestrais e hoje me chama de chato porque eu denuncio seus remanescentes ideológicos.

Copa é copa e aquelas que já passaram vão sempre estar na minha memória afetiva. De 1998 pra cá é só marketing, vendas e nem um sonho pra quem quer sonhar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nemly E Nemlerey

Powered By Blogger