Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Polêmica Universal


Estou aqui pra comentar sobre um assunto que se dizia polêmico. Bem, polêmico sou eu, este assunto é escalafobético mesmo. Mas, o estardalhaço todo começou por causa de uma matéria onde a jornalista Elvira Lobato, do jornal Folha de São Paulo reportava notícias dos negócios da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) em pendências com a justiça e, depois, sobre a ação de intimidar a imprensa com processos judiciais.

A jornalista e o jornal foram alvos de processos (dos quais, já saíram com ganho de causa em pelo menos três) pela matéria. Pois bem, o respingo (ou o esporro) caiu em alguns outros jornais (A tarde/Salvador, Extra e O Globo/Rio de Janeiro) o que gerou uma discussão sobre uma possível indústria de processos. Isso se deu por que o mesmo argumento é utilizado em todas as ações nos locais mais distantes do Brasil.

Eu mesmo vi, na TV Record (Domingo Espetacular), uma matéria sobre a tal “polêmica” (percebe as aspas? Já te conto sobre isso). Polêmica é uma pinóia (UIA! Quem fala assim hoje em dia?), já que, na emissora do Bispo, só evangélicos foram ouvidos e se mostrando indignados (todos com o mesmo argumento e todos ligando pra emissora pra saber como fazer pra processar - elelê!). E é sobre esse argumento que eu ponho (UIA!) o foco da matéria.

Seria uma polêmica se o assunto gerasse discussão ou dividisse opiniões. Mas, o que foi visto até aqui, foi um movimento ‘silencioso’ de intimidação e uma certa “instigação” à revolta religiosa como se as matérias ferissem a liberdade de religião. Mas, não, o lugar comum que os fiéis caíram (e deu pra reparar mais que casca de feijão no dente do chefe), foi a reclamação acerca do termo ‘seita’. Até um historiador foi entrevistado dizendo que o termo é pejorativo, meio que, uma alusão a rituais sinistros, facção ou bando.

Faz – me rir. O dicionário-fonte de onde tiraram a significação da palavra, Houaiss, tem uns oito (8) significados para a palavra seita e não dá pra dizer que são ofensivos – a menos que se induza a isso (tudo é relativo, né?). Por isso, eu mesmo recorri ao pai-dos-burr... er... à minha fonte particular, o dicionário Aurélio, onde encontramos a seguinte explanação:

Sei.ta – sf. 1. Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às idéias e às práticas religiosas dominantes. 2. Grupo coeso que participa de uma doutrina comum (filosófica, religiosa, etc.).

(O que tem de pejorativo ali?)

FGarcia® não vê como, pra ter liberdade religiosa (e nem é o caso!), se precisa combater a liberdade de imprensa e expressão.

4 comentários:

Ivan disse...

Sorry. Look please here

No Mundo da Lua disse...

ahahahah!!! arraso nessa hein?

... Bem o q eu posso falar sobre a igreja universal (vem cá eu corro o risco de levar um processo pelo o q eu venha falar? rs ...). Eu particurlamente acho que a Igreja universal se aproveita da "boa fé ingenuidade" do ser humano para pedir dinheiro dizendo que Deus vai te dar uma casa, um emprego bom para seu marido entre outros. ( como se Deus estivesse mto interessado em saber se vc qr um carro ou uma casa) isso é um absurdo!!! é ridiculo eles só visam o lado material, ninguém fala em saúde e se fala é pq o diabo fez a pessoa ficar doente ( tá todo mundo com diabo no corpo!) coitado de Deus q precisa tirar o diabo do corpo de tdo mundo. aff! ridiculo ai vc vai entra para a igreja o pastor te o n° da conta da igreja e vc tdo mês vai lá e deposita 10% ou 20% (não me recordo agora) do seu salário, ai vai Deus e te ajuda ganhar uma casa, carro e seu marido a ir para um bom emprego ( não sabia q Deus era tão fácil de ser comprado).

Me desculpem mais esse assunto me deixa indignada e se eu ficar falando aqui sobre ele vai gerar discussões.

um grande beijo pra tu cara de burucutu! rsrs ... (ih! rimo)

Tenos disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Tojagal disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.