Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O elemento coração


Recentemente, descobri (sem relevância alguma para a sociedade) que o desenho eco-tchubiruba Capitão Planeta é reprisado no Canal Futura (não lembro os horários, vá procurar!). Se você é noob a ponto de nunca ter ouvido falar no desenho, eu resumo a história da coisa: Gaia, o espírito da Mãe Terra, reuniu cinco jovens de bom coração para representar os elementos da natureza e defender a Terra dos que tentam (ou não se importam com) sua destruição. Os anéis usados por eles lhes conferem poderes de controle sobre os elementos e, quando reunidos, trazem o famoso Capitão Planeta, que é uma representação da Terra combatendo seus algozes (poluidores, desmatadores, corruptos, etc).

Desde 1993 – quando o desenho estreou no Brasil pela vermifugada TV Colosso – eu tenho um certo “recalque”. Na verdade, minha cisma é com o tratamento com o Sul-Americano (mais especificamente, brasileiro). Pensa bem, o africano Kwame usa o elemento terra, a “soviética” (vamos chutar que ela fosse russa) Linka tem o poder dos ventos, o estadunidense Wheeler vem com o poder do fogo e a asiática Gi (ou Gee, sei lá), a água... agora... e o brazuca fica com o quê? Coração. O.o CORAÇÃO!?

Sacanagem. CORAÇÃO NÃO É ELEMENTO! Nem adianta fazer referência a questões transcendentais dizendo que representa de forma resumida a quintessência, espiritualidade ou smurfs... CORAÇÃO NÃO É ELEMENTO! Não acredita que é muito pouco caso? Veja só:

Ma-Ti: o sul-americano do grupo é também o mais jovem. Apesar de não revelado oficialmente durante a série, sua nacionalidade provavelmente seja a brasileira, já que ele faz parte de uma tribo dos índios caiapós. Possui vasto conhecimento no ecossistema de florestas tropicais, principalmente plantas exóticas. É amigo dos animais e possui como mascote um macaco-prego chamado Suchi. É o mais sentimental do grupo e o que recebe maior atenção de Gaia.

Poder: possuindo o poder mais abstrato do grupo, o Coração, Ma-Ti pode se comunicar com animais através de telepatia. Apesar de raramente usar contra humanos, ele também pode fazer uma pessoa ser mais "bondosa" através de seu anel.
Representa: a sabedoria dos povos e culturas humanas.

Fonte: Wikipedia

Agora me explica que lance é esse de fazer alguém bondoso por causa do anel!!! (UIA!)
Me explica também essa questà acerca da sabedoria dos povos e culturas humanas!!! Qual a outra possibilidade? Sabedoria dos povos artrópodes? Gafanhotos que te ensinam o valor de uma amizade? E as culturas? Viúvas negras explicam o porquê de f*derem com seus parceiros não sexualmente falando? (OWNED)

Aff...

Um comentário:

Val Legal disse...

Valeu,Fernando.
Como sempre, inteligentíssimo..

Beijos com saudades

Val.