Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bóris Casoy Afirma Que Jornalista Não Precisa de Diploma


Bóris Casoy afirma que jornalista não precisa de diploma. Já que ele mesmo não tem formação na área e só seguiu porque o "bico" começou a valer a pena. O que o fez largar a faculdade de direito no último ano.

Já falei aqui, há pouquíssimo tempo que jornalista que é jornalista não se forma na faculdade. Ele se oficializa na faculdade. Eu mesmo não pensava em cursar jornalismo quando já tinha diversos textos publicados em diversos sites (meus mesmo ou colaborando para sites de maior visibilidade).

A verdade é que os jornalistas xiitas não gostam de admitir que qualquer um - minimamente letrado, como disse o próprio Casoy, em entrevista a Danilo gentili, no Agora É Tarde da Band - pode ingressar em seu mundinho.

Jornalista é quem sabe informar, se comunicar e isso não se aprende na 'facul'. Lá você aprende as teorias e práticas padrões, mas um desligadão pode, simplesmente, se perder no meio de tantos trabalhos e apenas trabalhar por uma graduação. Ou você acha que 100% dos alunos que concluem um curso de jornalismo querem exatamente ser repórteres, Willians e Fátimas da vida? Tem muita gente que só quer concorrer a concursos de nível superior ou... sei lá, providenciar a possibilidade de uma cela particular na prisão... sei lá...

Casoy, que desde o episódio sobre garis eu não sabia de alguma declaração que me instigasse - até porque não costumo assitir à TV aberta - tem razão nisso - e sobre garis, já que toquei (UIA!) no assunto, também não entendi como desprezo por pobres. Pensa bem, ele não é formado e é um dos maiores âncoras do telejornalismo brasileiro.

Fátima Bernardes era dançarina, Sandra Annemberg era atriz e outros mais que poderiam não se sentir a altura da profissão de jornalista, estão aí com seus nomes conceituados enquanto Luciana Gimenez é apresentadora, coisa que o jornalista Fausto Silva também é. Pensa se todos que exercem determinada profissão são mesmo formados ou dotados (UIA!²) de alguma magia. Será mesmo que só se aprende a ser algo na vida lendo? Ou lendo você aprimora uma paixão pela profissão que te atrai?


Fonte: Portal Comunique-Se

Um comentário:

Anônimo disse...

Informando: Fátima Bernardes é bailarina, mas formou-se em jornalismo, na ECO-UFRJ, onde também estudo.

Powered By Blogger