Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FAKE: Não é o corpo de Domingos Montagner

Sempre falo aqui sobre essa afobação pra repassar qualquer coisa como verdade sem nem saber de onde veio. Mas, vamos lá, que titio Saga fala mais...



Então, deu-se a fatalidade, a tragédia aconteceu e, como de costume, os mentirosos de plantão surgem até dos esgotos pra contar uma mentira e impressionar os impressionáveis que não contestam as publicações mais questionáveis da internet. A da vez envolve o falecimento do ator Domingos Montagner.

Já vou cortando o mistério e afirmando logo que, a exemplo do garoto tailandês de quem falei há um tempo aqui, a foto é real, mas a notícia que estão usando pra compartilhá-la é fake. Ou melhor, distorcida. Assim como o o tal garoto morreu por uma descarga elétrica, mas do computador e não do celular, podemos notar o mesmo procedimento de farsa sobre o ator global tragicamente morto recentemente. Vamos às considerações:

Assim como a foto do menino, a do 'ator' é envolta em mentiras e distorções que impressionam dado o choque da novidade, a tragédia e, claro, aquela necessidade que as pessoas têm de querer ser o primeiro a dar uma notícia chocante. E a internet só amplificou isso. Cada vez mais aparecem esses fofoqueiros de ocasião, com o dedo nervoso no zap pra compartilhar notícias sem nem saber se são verdade, só pra parecerem os formadores de opinião.



Enfim, repare bem que a foto traz um cara vivo. Lembra o ator falecido? Até que sim, mas talvez depois de um tempo vejamos que não tem nada a ver e só estamos impressionados pela imagem de um cara molhado e sujo de lama enquanto acabamos de saber que um carismático ator faleceu vítima de afogamento. Sacou? Ligamos o choque da notícia e nossos cérebros já buscam identificar uma ligação entre isso tudo.

Na verdade, segundo o e-farsas (que me funciona muito como dicionário na dúvida de escolha de palavras, só que pra notícias de veracidade questionável), o fato é que o cara tentou assaltar, por algum motivo foi surpreendido e tentou fugir pelo mar, em São Luís do Maranhão, mas atolou na lama. Foi preso, ou seja, NÃO MORREU! Aliás, se você se ligar, ele tá segurando a maca. Defunto nenhum morre com aquela posição, veja o braço dele, enrijecido como quem ainda mantém a firmeza dos gestos e não aquele relaxamento completo de um corpo desfalecido ou sem vida. Ah, isso tudo em 2015, lembre-se, não é porque vocÊ vê uma foto HOJE que necessariamente ela tenha sido tirada no momento que você tomou conhecimento da existência dela.

Então, Saga, o que é que tem? A foto é real, mas não é do ator Domingos Montagner. Assim como também não é a daquele policial resgatando um corpo boiando na beira do que parece ser um rio. Apesar de ser bizarro, também tenho curiosidade, às vezes, de ver esse tipo de foto por questão de constatação, mas daí a ceder ao impulso irresponsável de repassar como verdade pros outros é uma travessia muito perigosa. Porque aparece um palhaço tipo eu dizendo e comprovando que é mentira e aí? E agora José? Com que cara você vai? Rá!


Ah, e por favor, vamos evitar essas postagens místicas do tipo 'ah, ele não respeitou o rio que é uma entidade', porque isso parece aquela coisa de fanático religioso que quer por a culpa da morte de alguém nela mesma. Fatalidades acontecem e não é o misticismo que está por trás disso é a própria existência. Sempre tem um bonito pra falar em jargões sobrenaturais o famoso 'bem feito, quem mandou?'. Ninguém fala que um assassinado morreu porque não pediu licença pro espírito da arma que o alvejou, ok? Um segundo a mais pensando e a gente evita muita merda de ser falada. E nem vou comentar as piadas sobre Domingos e Camila Pitanga porque isso é nojento demais. Estamos falando aqui de pessoas, que têm famílias e não desses babacas que acham que precisam ser engraçaralhos o tempo todo. Que façam piadas com seus parentes e não com os dos outros pra ver se acham bonito.


Att,

Bjks nas crianças.

Fonte: E-FARSAS

Nenhum comentário:

Powered By Blogger