Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Rose, chega pra lá! Jack podia se salvar


O cientista Neil DeGrasse Tyson (aquele do meme ‘ui, ele é o bonzão’, que fez sucesso há alguns anos), deu uma entrevista recentemente ao site The Huffington Post, onde falou sobre uma polêmica que persegue o filme Titanic (1997). Pois bem, Tyson falou especificamente sobre a controversa cena, lá pro final do filme, em que Jack (Leonardo Dicaprio) e Rose (Kate Winslet) procuram, literalmente, uma tábua de salvação. Ele falou:

“Ele tentou uma vez e decidiu morrer congelado na água. Não! O nosso instinto de sobrevivência é muito mais forte do que aquilo em qualquer pessoa, especialmente naquele personagem. Ele é um sobrevivente, certo? Ele deveria ter se esforçado mais”.


E eu sempre achei isso mesmo. O cara frisa no começo do filme que é um sobrevivente, ele fala pra própria garota que vai dar um jeito de sobreviver, quando a convenceu a ir sem ele num bote, e nem bem tentou se apoiar, já se conformou em deixá-la só? E outra, não estamos falando de um romantismo cinematográfico, estamos falando de pessoas em meio a um naufrágio, num mar congelante.


Pensando bem, ele já tinha demonstrado grande sagacidade ao procurar uma das extremidades do navio já prevendo que ao afundar, aquela parte os deixaria na superfície, não arrastando-os pro fundo. Até previu que o repuxo ia submergi-los por instantes... aí, na hora mais calma de buscar um apoio... Caras, graças aos deuses do cinema, os dois eram magros e estatura mediana, ou seja, nada que impedisse uma distribuição de peso igualitária.


Enquanto tem gente que vê uma barata e escala um sofá melhor que muito alpinista por aí, os caras estavam boiando em gelo e o fanfarrão deixa de lado um aviso que ele mesmo passou à namorada em sua primeira conversa. Quando Rose pensava em se jogar do navio para fugir de uma vida superficial e opressiva, ele avisou que além da queda, ia sofrer com o frio alucinante. Comparou com um monte de facadas simultâneas e tudo.






Enfim, se um cientista fala que sim, então eu sei que estive no caminho certo esse tempo todo (risos). Não adianta nem o diretor James Cameron ficar irritado, como sempre fica ao ser perguntado sobre isso.


O importante é que hoje, com o aquecimento global e todas as modificações que a natureza vem sofrendo e/ou passando, a realidade agora é outra:

































Nenhum comentário:

Powered By Blogger