Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

É mentira: Número de celular que clona seu telefone



Você já deve ter visto por aí, no meio de milhões de mensagens de ‘alertas’ contra algum ‘novo golpe’, essa ‘nova tática’ dos bandidos, não? Se você conseguiu passar sem isso aparecer em sua vida, beleza, até porque não faz diferença nenhuma. Agora, se você esbarrou com essa trolha, então, possívelmente, é porque alguém acreditou no que leu sem nem se preocupar se era verdade e saiu repassando, comendo alguns Kb de sua memória, quiçá, até de seu pacote de dados.

Acontece que essa perda de tempo é comum nesses casos, a pessoa vai lá, se deixa levar pelo clima de emergência e sai compartilhando. Porque tem um senso de comunidade e quer informar ao coleguinha? Não! Porque quer parecer a pessoa mais esperta e antenada da internet? Possivelmente! Porque confunde likes e views com carinho e atenção? Certamente! Pessoas carentes são mais propensas a repassarem coisas que terminem com ‘repasse/compartilhe’, pois é o momento que têm certeza de que alguém está olhando.

Mas voltando, esse número, em pesquisa do site Quatro Cantos, era do atendimento da operadora de celulares Vivo, mas que foi desativado por não ser mais atendido. Tá, não chega a ser ruim, já que operadoras ligando nunca é pra oferecer coisas legais, só mais gastos, mas esse não é o ponto. A questão é que repassando mentiras, pessoas de verdade podem ser prejudicadas. Nesse caso, não, é só uma mentira que, no máximo, privou alguns clientes de aumentarem suas despesas com planos telefônicos. Mas e se fosse o caso de difamar uma pessoa, por exemplo?

Há algumas décadas que esse tipo de anúncio alarmista rola por aí, antes era repassado por e-mails, depois redes sociais e agora por whatsapp. É igual aquelas lendas do cara que derreteu no tanque de coca-cola, mais uma lenda urbana. Até porque não existe isso de clonar um telefone apenas ligando pra ele. E com o avanço da tecnologia, essa mensagem, além de mentirosa, ainda ficou ultrapassada. Se você acreditar que um número vai clonar o seu só de atende-lo, vai começar a achar também que vírus de computador transmite doenças.


Para enquanto é tempo, pra não ficar feio. Ninguém deveria repassar assuntos que não conhecem, muito menos sair acreditando em tudo que lê e ainda repassar como se tivesse comprovado a veracidade de perto.  



Fonte: http://www.boatos.org/tecnologia/balela-numero-de-telefone-11-9965-0000-clona-o-seu-telefone.html

Nenhum comentário:

Powered By Blogger