Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Papai Noel pode ser negro?



Não sei se é real a história que acompanha essa imagem, de que teriam se queixado num shopping a respeito do papai noel negro de lá... Mas como toda vez que se mexe na etnia de um personagem originalmente caucasiano, vem um monte de nazista dizer que "se fosse preto e colocassem um branco vocês não iam gostar", apenas respondo:

A maioria dos personagens famosos de hoje, foram concebidos há muito tempo, quando a cultura geral só enxergava o branco como consumidor. Hoje a diversidade é palpável pra todos os lados e faz-se necessário, cultural e comercialmente, variar para criar identificação nos diversos subgrupos do grande grupo de consumidores cidadãos.

Ah, e sobre tornar o pantera negra em branco, por exemplo, não seria o mesmo. Personagens brancos são criados assim a toque de caixa, porque é o 'normal'. Já um personagem negro, indígena, japonês, etc, é criado para representar aquele grupo social. Ser branco, pro capitão america ou pro homem de ferro não faz diferença como ser negro é importante pro pantera ou o super choque.

Papai noel não existe. Não vai deixar de te dar presente porque algum negro se fantasiou assim. Rá.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger