Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

William Waack é oficialmente demitido da Rede Globo por comentário racista



Então, aconteceu o que já era pra ter acontecido. Willian Waack demitido oficialmente da Rede Globo, após um vídeo de bastidores vazado em que o ‘jornalista’ emite comentário racista. Em comunicado oficial, assinado pelo próprio Waack e pelo manda-chuva do jornalismo de lá, Ali Kamel, a emissora se diz contra racismo ezzZZZZZZZ.... toda aquela conversa que eles mandam mais como formalidade do que outra coisa. É como um deputado chamar o outro de excelência e logo antes ou logo depois, chamar o cara de safado, saca? Só fala pra amenizar a bomba, mas não é o que fala seu coração. Falsidade, politicagem, chame do que quiser, é babaca de qualquer forma e a gente não se engana.

Mas como eu não to aqui pra tapar esgoto aberto com lenço perfumado, vamos observar o tom da hipocrisia dessa atitude meramente política. Vamos? Vamos. Primeiro, o vídeo:


Agora, o tal comunicado:

"Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais.Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças.Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito.

A TV GLOBO e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham.A TV GLOBO reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações.E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro.E a ele agradece os anos de colaboração".



Agora, vamos analisar, sabendo que a coisa foi escrita pelo jornalismo que vem ditando o certo e o errado há mais de 5 décadas no país de forma áudio-visual. Ou seja, enquanto jornalista formado, estou bem vacinado pra palavras bonitas e nem espírito natalino compreensivo se espera de mim, já que nem sou dado a essas religiosidades, muito menos hipocrisias sócio-comerciais pra me tornar legal apenas em dezembro. Vamos lá(rrr).

“(...) William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais”. Como assim, nem ali e em nenhum outro momento? Ele xinga alguém que buzinou grosseira
mente próximo ao estúdio (até aí, eu xingaria também, pois buzina não resolve nada, só irrita). Mas, gratuitamente, ele atribui o ato deselegante a ‘preto’, numa certeza de que somente uma pessoa negra faria aquilo que causaria inveja a qualquer cartomante, dado o poder de dedução e adivinhação, pra não dizer perseguição também, pois o que a raça negra fez a ele pra gerar esse ódio e desprezo? Foi ali e deve ter sido em outros momentos sim, já que quem pensa assim não o pensa só uma vez. Seguindo...

“Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças.Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito”. Repudia negros, na tradução, né? Sempre lutou por uma sociedade inclusiva dele e da turma que o defende, que provavelmente, pensa igual e não apenas defende um amiguinho. Quem defende racismo, está defendendo a si mesmo, com medo de ser o próximo denunciado a levar um flagra. Já até escrevi aqui mesmo no blog outros momentos de ‘glória’ de Sr. Waack, como quando atribuiu o assassinato do guitarrista Dimmebag Darrel à ‘violência que seu próprio heavy metal incita’, ou seja, preconceituoso e metido a moralista.


Diego Rocha.
Depois, o segundo parágrafo todo é uma confirmação das mentiras do primeiro, e dando aquela aquecida de pano, dizendo do valor profissional do cara e a suposta política de inclusão de diversidade cultural da emissora. Sobre isso, olha, melhorou muito pra comunidade negra desde A Cabana do Pai Tomáz, quando a protagonista negra tinha seu nome preterido por brancas apenas porque a emissora achava que ia afastar o público (diante do silêncio de todos os seus colegas; e da própria emissora, diante do patrocinador)... Mas é só ligar a TV que a gente vê que a emissora não tem 10% de negros em suas produções. Protagonistas, então, nem pensar. Raridades até quando o contexto retrata classes mais pobres (onde somos maioria certa, por reflexo do pós-escravidão, mas falo disso outra hora).

Conclusão: Bem feito pro Waack, pois racismo é crime e se não for processado, ao menos levou um chute elegante no... trabalho (Rá!). E parabéns a Diego Rocha Pereira, ex-operador de VT que divulgou o flagra. Se teve receio de perder o emprego antes, tendo sido demitido num corte de pessoal posterior (olha a barca!), fez mais do que certo em externar a ofensa sofrida ao viralizar esse lixo de racismo. Não, a ofensa não foi direcionada a ele pessoalmente, mas quando se fala assim, ofendem a todos nós, nos atribuindo um juízo de valor pejorativo e, o pior, com um sorriso triunfante no rosto.

Diego Rocha, o divulgador do vídeo-chave.
Não tem essa de ser bom jornalista. Você perdoaria o Maníaco do Parque porque era um bom patinador? Se você releva um crime por amizade, ou por admiração, então, você é cúmplice. Talvez, até seria o próprio criminoso. Só não foi flagrado. Ainda. Imagina quantos não estão se borrando agora com esse medo. Meu professor de radiojornalismo, Alexandre Ferreira, da Rádio Globo, diga-se, sempre nos alertou para os cuidados com o que se fala num estúdio, seja por gravação ou por transmissão ao vivo.  

P.S.: Ali Kamel, o diretor Thanos do jornalismo global, possui um livro chamado 'Não Somos Racistas'. Daí, a hipocrisia explodindo na ponta do nariz, daí, ele torcer esse mesmo nariz para nós, ramificações do Movimento Negro Unificado.

P.S.: Acho que ele quis dizer 'NÓS Somos Racistas', mas todo racista sabe que é crime, então se esconde nessas falsidades, pois o sistema os apoia e lhes dá o benefício da dúvida.

Fontes:

https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2017/12/22/apos-comentario-racista-william-waack-e-demitido-da-globo.htm

https://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2017/11/09/nao-postei-antes-por-medo-de-ser-demitido-diz-editor-do-video-com-waack/


Um comentário:

Ellen Drumond disse...

Espero que não consiga emprego em outra emissora.

Powered By Blogger