Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A polarização política de nossos tempos

Resultado de imagem para analfabeto político polarização Vamos estabelecer uma comunicação saudável aqui? Quando opiniões se polarizam, a dicotomia cria um duelo 'certo x errado' estúpido. E vejo muito da tal da direita fazendo esse discurso, porque não tem argumentos válidos para inúmeras posições que defendem e tratam de tentar tornar os argumentos dos outros em frases rasas como eles mesmos fazem. Quem nunca ouviu, depois de criticar 'professor bolsa' algo como 'vota no freixo, maconheiro gayzista feminazi'? Pois é, esse é o exemplo mais atual da polarização. A direita extremista religiosa moralista do bolsa tenta tornar tudo um duelo entre o 'bolsa machão durão moralista' e o 'freixo maconheiro, defensor do aborto e de bandido'. Primeiramente, fora Temer e outra coisa: Freixo e bolsa nem estão na mesma disputa, ok? Votar em um não é excluir o outro. Na verdade, num cenário louco de ácido, daria até pra votar nos dois na mesma eleição, caso as ideologias não fossem tão díspares, já que cargos diferentes permitem isso. Achar um certo pode não ser dizer que o outro tá errado. A questão é que existem assuntos que dependem de estudo de casos e até de formação de caráter. Coisa que muitos 'polarizados' simplesmente não têm. Acham que opinião é só ver alguém falar e dizer se concorda ou discorda de acordo com sua visão pessoal e superficial das coisas. Até pra dizer "eu acho" a pessoa precisa ter uma base. Do contrário é puro achismo. Segundamente, a principal plataforma de bolsa não é nem da alçada de um presidente. O cara está há 40 anos como viúva pensionada da ditadura e nunca se preocupou em criar projetos do que acredita ser melhor para o país. E não deu tempo de entender algo de economia pelo menos pra dar entrevistas informativas, por exemplo. Esse papo surgir agora que é meme só reforça a ideia de que ele só quer aparecer e ganhar likes de seus fãs/seguidores tão rasos e preconceituosos quanto a piada de internet que ele é. "Ah, se o bolsa não fez nada, o freixo fez menos ainda". Você torceu pra quem assistindo Tropa de Elite 2? Se você adorou quando Nascimento e Fraga se juntaram pra combater a corrupção e o crime organizado, você torceu por Freixo por tabela (Fraga = Freixo). Por que o 'defensor de bandido', na vida real, chegou a sair do país cercado de seguranças pra não sofrer represálias de criminosos contra sua vida. Do mesmo tipo que nos tirou sua amiga e nossa mana Marielle Franco, coisa de 6 meses atrás.

Tenho até uma teoria de que essa mania de extrema direita jogar logo algum nome famoso entre seus 'adversários' é seguindo aquele molde popularizado por Hitler e que muitos adeptos seguem por aqui. Veja bem, quem nunca ouviu líder religioso conduzindo mentalidade de fiéis para odiarem religiões de matriz africana? É o mesmo princípio, cria-se a figura de um inimigo, um alvo com rosto pra ser odiado e ZAZ! Você tem seu público te apoiando assim como a Alemanha nazista apoiava Hitler como líder supremo na caminhada para exterminar judeus e outras minorias, além de adversários políticos. Então, prestem atenção nessa polarização. Você pode ser contra o aborto, pode defender a polícia em ação, mas não tem que virar seguidor cego de ninguém. Sua opinião é sua e não um motivo pra colocar coleira com nome de palhaço de circo eleitoral.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger