Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ser nerd é...


Agora, parece que ser nerd é moda. Tem o grupo que gosta de ser esquisito, tem a galera que gosta de ser certinha, mas tem aquele povo que acha que nerd é todo aquele ser que tem algum assunto a conversar que não seja "senso comum". Aí, toda sorte de pseudo intelectuais se auto-proclama nerd e pronto!

Queria dizer com toda a sinceridade do meu ser: BULLSHIT! Nerd não é simplesmente aquele cara que lembra dos desenhos e filmes que curtia na infância, ou aqueles que se aprofundam num mundo específico. É mais que isso, é uma característica social. Se ler gibis fosse ser nerd, quase todo mundo seria, porque A Turma da Mônica está aí há mais de 40 anos em nossa cultura e gente pra dedéu começou a curtir esse tipo de mídia ali.

O nerd era aquele cara classicamente com dificuldade de socialização. Geralmente por alguma timidez. Aquele esquisito que se achava diferente demais para se enturmar e acabava se entendendo melhor com os outros esquisitos - às vezes, nem isso - ou se encaçapava nos livros (não necessariamente ciência), vídeo games, gibis, etc. E as denominações também são estranhas. Geeks são nerds, mas com a preferência por tecnologia, os trekkers curtem muito Star Trek e por aí vai. Hoje, o cara pode curtir Star Trek, se identificar com os protagonistas de The Big Bang Theory e, ainda assim, beber umas e outras com os amigos na Lapa pra chegar numas cocotas. Social e nerd???

Com o advento das redes sociais e o desenvolvimento geral das comunicações via internet, todo mundo tem voz e não precisa se expor. Sendo assim, o que não falta é esquisito se sentindo à vontade para mostrar seus pensamentos através de sites, blogs e sites de relacionamentos. A moda de ser nerd os fez aparecer. Mas, se não têm mais a dificuldade e as midias estão tão misturadas que todos se conectam a qualquer hora... quem é realmente nerd hoje? A gostosona da facul não para de postar suas inutilidades no facebook via blackberry e o cdf ao lado, também... um é nerd e a outra não? ABSURDO!

Você pode estar on line em qualquer lugar, em qualquer hora e não dá pra se ter apenas um assunto de especialidade. E, considerando que qualquer coisa hoje é bullying, ou todo mundo é um pouco nerd, ou os tempos mudaram e essa segregação não conta mais. Precisamos rever isso.

Nenhum comentário: