Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Comunismo é de cristo?

O comunismo é só uma teoria de sistema que, a bem da verdade, só pode ter sido puramente praticada em locais como quilombos, tribos, etc, porque o resto, quando observamos, é só uma forma diferente de capitalismo.

Agora, acumular riqueza e dominar a mente de grupos sociais para obedecerem cegamente e alimentá-los de fé e dinheiro não é sistema sócio-econômico... ou melhor, é e se chama capitalismo.

No entanto muita gente deturpa o sentido do cristianismo e acaba agindo mais como os vilões de seu livro sagrado do que como o herói.

Na verdade, a Europa empurrou sua religião pra cima dos países que invadiu como forma de dominação e apropriação. Fé é pra pobre, porque desde a era medieval que a ricaiada usa qualquer desculpa e/ou crendice pra convencer o pobre de que fé é o mais importante, enquanto eles ficam com o dinheiro todo.

Mas na essência do livro que escreveram, está lá o amor e a caridade acima de qualquer coisa. Eles praticam isso? Digo, os políticos que andam em roupas caras, templos acarpetados de nem gastar sapato e acúmulo de riqueza em sedes ostentativas? Em suma: Seguem o que pregam? Além de todo julgamento de quem é diferente do padrão retrógrado e conservador que defendem, justificando alianças bizarras entre igrejas e partidos políticos?

Aí é que a porca torce o rabo. Só falta mandar Jesus 'voltar pra Cuba'. Pegaram Jesus pra cristo. Rá! ;p

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A polarização política de nossos tempos

Resultado de imagem para analfabeto político polarização Vamos estabelecer uma comunicação saudável aqui? Quando opiniões se polarizam, a dicotomia cria um duelo 'certo x errado' estúpido. E vejo muito da tal da direita fazendo esse discurso, porque não tem argumentos válidos para inúmeras posições que defendem e tratam de tentar tornar os argumentos dos outros em frases rasas como eles mesmos fazem. Quem nunca ouviu, depois de criticar 'professor bolsa' algo como 'vota no freixo, maconheiro gayzista feminazi'? Pois é, esse é o exemplo mais atual da polarização. A direita extremista religiosa moralista do bolsa tenta tornar tudo um duelo entre o 'bolsa machão durão moralista' e o 'freixo maconheiro, defensor do aborto e de bandido'. Primeiramente, fora Temer e outra coisa: Freixo e bolsa nem estão na mesma disputa, ok? Votar em um não é excluir o outro. Na verdade, num cenário louco de ácido, daria até pra votar nos dois na mesma eleição, caso as ideologias não fossem tão díspares, já que cargos diferentes permitem isso. Achar um certo pode não ser dizer que o outro tá errado. A questão é que existem assuntos que dependem de estudo de casos e até de formação de caráter. Coisa que muitos 'polarizados' simplesmente não têm. Acham que opinião é só ver alguém falar e dizer se concorda ou discorda de acordo com sua visão pessoal e superficial das coisas. Até pra dizer "eu acho" a pessoa precisa ter uma base. Do contrário é puro achismo. Segundamente, a principal plataforma de bolsa não é nem da alçada de um presidente. O cara está há 40 anos como viúva pensionada da ditadura e nunca se preocupou em criar projetos do que acredita ser melhor para o país. E não deu tempo de entender algo de economia pelo menos pra dar entrevistas informativas, por exemplo. Esse papo surgir agora que é meme só reforça a ideia de que ele só quer aparecer e ganhar likes de seus fãs/seguidores tão rasos e preconceituosos quanto a piada de internet que ele é. "Ah, se o bolsa não fez nada, o freixo fez menos ainda". Você torceu pra quem assistindo Tropa de Elite 2? Se você adorou quando Nascimento e Fraga se juntaram pra combater a corrupção e o crime organizado, você torceu por Freixo por tabela (Fraga = Freixo). Por que o 'defensor de bandido', na vida real, chegou a sair do país cercado de seguranças pra não sofrer represálias de criminosos contra sua vida. Do mesmo tipo que nos tirou sua amiga e nossa mana Marielle Franco, coisa de 6 meses atrás.

Tenho até uma teoria de que essa mania de extrema direita jogar logo algum nome famoso entre seus 'adversários' é seguindo aquele molde popularizado por Hitler e que muitos adeptos seguem por aqui. Veja bem, quem nunca ouviu líder religioso conduzindo mentalidade de fiéis para odiarem religiões de matriz africana? É o mesmo princípio, cria-se a figura de um inimigo, um alvo com rosto pra ser odiado e ZAZ! Você tem seu público te apoiando assim como a Alemanha nazista apoiava Hitler como líder supremo na caminhada para exterminar judeus e outras minorias, além de adversários políticos. Então, prestem atenção nessa polarização. Você pode ser contra o aborto, pode defender a polícia em ação, mas não tem que virar seguidor cego de ninguém. Sua opinião é sua e não um motivo pra colocar coleira com nome de palhaço de circo eleitoral.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Bolsonaro esfaqueado e o marketing político do herói sofrido

Jair Bolsonaro já provou que não é do tipo corajoso, como muitos pensam, e sim, o tipo sem noção que se vale de imunidade parlamentar pra externar seu ódio e desprezo pela sociedade. É um Danilo Gentili muito mais velho... é aquele tio que descobre a internet depois de muito tempo... é o tiozão do pavê do Danilo Gentili que aprendeu uma piada nova com o sobrinho... é o... bom, já deu pra entender, né? Rá!

Falo porque além de homofóbico, machista, misógino e outras coisas..., essas figuras são racistas e sabem que representam uma grande camada da sociedade que pensa exatamente como eles. E a cada vez que um preto e/ou pobre defende bolsomijo como grande herói danação da nação, é um suplício só comparado à vergonha de ver um cara tentando galantear uma mulher no fim de noite em estado avançado de embriaguez.

A chance de a mulher esmurrar seu amigo louco é a mesma de professor bolsa rir da cara desse mesmo pobre se ele levar um tiro. "hahaha, bandido bom é bandido morto", vai gargalhar seu candidato extremista. Ou você acha que ele te conhece e lê suas cartinhas pra se importar com sua vida? Você é mais um pobre e ele só precisa do seu dedo (UIA!) na hora da urna (ah, tá!).

Mas não é sobre linhas gerais que vou falar aqui. É sobre esse incidente esquisito que mal foi noticiado em noticiários e já ganhou as redes sociais e aplicativos de bate-papo... Ou vice-e-versa. Esse esfaqueamento sofrido por bolsoleca.

Já repararam que uma figura ública sempre anda cercada de seguranças, né? E repararam também que uma figura pública que prega o ódio e a violência contra o pobre é ainda mais blindado por seguranças? E que o próprio 'figura' anda armado ele mesmo? Então...

Dito isso, levanto solenemente minha desconfiança se isso não foi um golpe publicitário. Tipo Neymar caindo pelas tabelas... Daqui a pouco o danado vai aparecer dando depoimentos e entrevistas onde vai ter lágrimas tão verdadeiras quanto o sangue que não jorrou depois da estocada certeira em seu tronco.

"Ah, ele estava de colete". Então, gafanhoto, não tinha porque sair carregado naquele drama, já que um colete é feito pra deter projéteis de arma de fogo. Uma facada seria de boas na região segura que foi...

"Ah, o atentado criminoso furou o bloqueio da segurança e...". Nem começa, cidadão, que a tão pouco tempo das eleições, se ele não foi afetado de forma grave, tudo indica que foi jogada de marketing pra exaltar o lado 'messiânico' criado por fãs tão extremistas quanto ele. Voto por piedade, afinal, não é isso que ganhar um monte de votação em reality shows?

Repare nas manifestações de 2013 e outras próximas, que tão logo começaram a estourar situações de violência, foram descobertos os responsáveis, todos ligados a partidos e grupos extremistas em nome desse mesmo grupo que bolsa representa. Os falsos moralistas e pseudo-patriotas que só querem um país desigual cheio de ódio e desavença.

Sabe aquela minha teoria do defensor do bolsa ser a galinha aplaudindo o dono do aviário ligando a máquina de assar frango? Então, é isso que eu sinto a cada dia.

Bolsa tomou um pula-pirata, vai ganhar uma atenção ainda maior do que a que ele já tem (que já é mais, muito mais do que merece, já que é só um meme que vai passar um dia) e vamos ter que aturar mais e mais conversas de mesa de botequim, filas de bando e pontos de ônibus, onde só vemos pobres que defendem aquele que os odeia, mas precisa do seu voto.

Imagina quem ele defende que seja morto direta ou indiretamente por tiros policiais? Acha que ele quer resolver a violência no país? Não, SE fosse alçada do presidente, a segurança pública ia virar um grupo de extermínio de preto e de pobre oficializado, coisa que a constituição de 1988 garante ser proibida justamente porque era o que se fazia durante a ditadura e o senhor-viúva pensionada da repressão defende. Na verdade, mais uma das milhares de baboseiras que prega e ainda tem seguidores... igual o crack... É uma droga, mas as pessoas se metem a experimentar.

Enfim, este texto não é sobre linhas gerais, é sobre a facada mais conveniente e mal explicada da história desde a que um amigo fez quando deu em cima da mina que eu gostava no carnaval de 1995.

Ps: Óbvio que isso não é uma acusação de fraude, apenas reflexões e divagações (como diz o título do próprio blog) sobre teatralidade e dramaticidade marqueteira. Pode ser que eu esteja errado, pode ser que não, nunca vamos saber mesmo, o resto é deixar a mente fluir.

Ps2: A ironia vai ser algum defensor do violento candidato falar que violência só gera violência. Rááá!!!!

ATUALIZAÇÃO Ps3: Um amigo da área da saúde andou analisando as fotos da 'recuperação' do rapaz e apontou uma meia dúzia de erros de procedimento que, ou seriam pura armação, ou incompetência da equipe médica. Afora o fato de alguém ter levado uma facada grave em região de órgãos vitais, dar entrada em hospital em choque e tirar foto sorrindo logo depois, como se tivesse ido extrair o ciso. #reflita

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Boato: 'Ra Tim Bum!' não contém mensagem demoníaca

Devido ao mais novo meme do momento, o ‘desafio Dele Alli’ já ter despertado a fúria fanática e mentirosa de certos segmentos religiosos (aquele que dizem que tudo que não é inventado por eles é mentira e/ou coisa do diabo), me inspirei a escrever a respeito de outro fake news, sobre o qual já estava muito interessado em pesquisar. Trata-se da origem do trecho ‘RA TIM BUM’ da famosa canção popular de ‘parabéns pra você’.



Bem, basicamente, a segunda parte do clássico do cancioneiro popular diz, em linhas gerais:

‘é pique, é pique
É hora, é hora, é hora
Ra, Tim, Bum!’

A explicação, segundo o  jornal FAPESP, da USP, nº 102 (2004), ‘pique, pique’ vem, na verdade, de ‘pic-pic’, apelido do estudante de Direito da USP, nos idos da década de 1930 (lugar e época onde se popularizou o canto de saudação aos aniversariantes). Ubirajara teria bigode e barba pontiagudos e portava sempre uma tesourinha para apara-los.

“É hora...” seria pelo tempo que o grupo animado de estudantes paulistas esperavam a cerveja gelar (“meia hora, é hora, é hora...”) e a infame expressão do título deste texto viria do rajá indiano chamado Timbum. O nome teria apelo jocoso aos colegas do visitante acadêmico das Índias, o que seria motivo de incluí-lo em seu momento de festividade.

A explicação para a mudança da forma de cantar seria a mesma característica linguística atribuída ao tempo. Como a palavra ‘você’, que vem de ‘vossa mercê’, sendo contraída e abreviada com o passar dos anos.

Há ainda teorias de que ‘RA TIM BUM’ seria a representação vocal dos sons de instrumentos musicais ou ainda o som de balões de festa estourando. Enfim, teorias são teorias... Mas nada tão absurdo quanto as mentiras que inventaram naquele texto tipicamente alarmista do fim do mundo que alguns pseudo profetas adotam pra causar desinformação no melhor estilo fake news.

Questionamentos não param de surgir, por exemplo, a mensagem diz que a expressão vem de bruxas, era medieval e todo aquele cenário típico do Robin Hood ou Rei Arthur, né? Mas porque raios, só temos a canção em português? E outra pergunta pertinente: Com tudo que a cultura pop cria sendo a mensagem do demônio da religião deles, como esse ‘porta-voz’ traduziu tudo isso? De onde essas pessoas que criam esses boatos catam tanta informação?

Por exemplo, temos a FAPESP pesquisando de onde vem o termo, mas não temos nenhum cara com placa de ‘o fim está próximo, arrependa-se e faça ficha na minha igreja’ mostrando fontes de informação. Apenas causam pânico em gente impressionável sem poder de contestação. Onde haveria conhecimento, eles empurram mentiras, lendas e boatos religiosos de internet, pois assim, conseguem dois prêmios ao mesmo tempo:


Criam uma imagem de maldade em um alvo (minha umbanda e o candomblé são alvos constantes dessa monstruosidade) e ainda alienam seu público, impedindo-o de ter independência de pensamento. Exploram a fé alheia como se fazia justamente na era medieval, a que eles falam que os outros é que eram os emissários do anti-cristo.

Fontes:

sábado, 18 de agosto de 2018

Bolsonaro: O meme que virou candidato


Se ficarem perguntando as mesmas 'polêmicas' de sempre sobre racismo, violência e homofobia pro 'professor' bolsonaro, ele sempre vai se tornar meme e vai ganhando popularidade ou por ignorância ou por ódio social interno de seus fãs falsos moralistas...

Isso só serve pra vender jornal e ganhar views em site. Em resumo, é uma safadeza barata da mídia pra gerar burburinho. Uma mídia séria decidiria logo perguntar pro pseudo candidato coisas realmente da alçada de um presidente da república, como planos para a economia, educação superior, política externa, etc.

O que acontece é um bando de comunicador carente querendo seu holofote de momento. Vão ficar igual Marcelo Tas, que colocou Bolsonaro no mapa e criou um meme dos mais monstruosos onde só tinha um imbecil de uma frase só mamando nas nossas tetas quase anônimo desde a ditadura, da qual o 'filósofo contemporâneo' é viúva pensionada até hoje.

Quando perguntarem sobre política mesmo, ele vai se enrolar e aí, vamos ver que até o falecido macaco Tião era melhor candidato e mais bem preparado que ele pra governar um país de proporções continentais e com uma das maiores (se não a maior de todas as) diversidades sócio-culturais do mundo.

Não dá mais pra aturar o palhaço ganhando palanque, microfone e holofote pra defender um monte de coisas que um presidente da república nem chega perto pra decidir. Segurança pública, legislação penal, história... isso não é alçada de um presidente, ele não tem que ser perguntado sobre isso. Assim, ele só prova que é um cidadão débil, não que é um candidato (des)preparado.

Acho sinceramente que dar visibilidade pra um tipo desses com questionamentos pouco objetivos é tão nocivo à comunicação social quanto aqueles jornalistas que ficam em cima de um caso atrapalhando investigações de verdade de quem está lá pra isso, como a polícia.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Um meme que ganhou vida pela raiva da direita


Bolsonaro não tem eleitores, tem leitores... internautas que gostam de repassar um meme como forma de externar seu ódio cotidiano e necessidade de afirmação.

Em suma, graças ao CQC e aquele quadro com a Preta Gil, tiraram ele daquele limbo dos caricatos candidatos inúteis dos zés da pipoca e marias da quitanda.

Ele cresce em marketing porque muitos estão fazendo como diria Arlindo Cruz "o pobre operário que joga seu voto no lixo, não sei se por raiva ou só por capricho".

Bolsonaros são a arma que os revoltoddys usam pra descontar sua frustração social e ignorância política. Pergunta lá, quantos entendiam tanto da política do bolsa antes do face e do zap.

Bolsonaro é o brinquedo que seu filho joga do berço pra fazer birra. A diferença entre ele e a criança manhosa é que se ele consegue toda atenção que quer, MEU filho e eu é que vamos morrer de tiro na esquina e o erro policial numa operação não será nem investigado, coisa que ele defende.

Aliás, vamos nos perguntar porque ele promete tanto sobre segurança pública se esse é um campo para governos estaduais e, no máximo, do legislativo? Pois é, ele fala muito sobre que não terá acesso... a menos que se instale um poder totalitário... Mas aí, né... Pra quem defende ditadura voltando e tem apoio de alas conservadoras religiosas... Pense ou tente não pensar.



segunda-feira, 30 de julho de 2018

Texto de Neymar comentado e ‘traduzido’


No texto anterior, falei sobre Neymar, sua condição de meme ambulante e a mídia tentando apagar o incêndio ao mesmo tempo que o patrocinador que abre o espaço já usa o gancho pra uma nova campanha publicitária. Graças a uma parceria (dizem) entre Neymar e a agência que alimenta a publicidade da Gillette, surgiu, no último domingo (29) o texto (lido em off, diante de imagens do jogador na Copa da Rússia) e eu comento a seguir.

Texto comentado

"Trava de chuteira na panturrilha, joelhada na coluna, pisão no pé. Você pode achar que eu exagero, e, às vezes, eu exagero mesmo.
(Acho que foi o momento mais sincero do texto. Só não sei se foi criação do jogador)

Mas a real é que eu sofro dentro de campo. Agora, na boa, você não imagina o que eu passo fora dele.
(Momentos como este que eu falo, aposto que ele que pôs as gírias pra personalizar. No mais, veja o que Neymar sofre fora do campo)



Prosseguindo:

Quando eu saio sem dar entrevista, não é porque eu só quero os louros da vitória, mas porque eu ainda não aprendi a te decepcionar.
(Deve estar falando com a mídia ou com os patrocinadores. Até porque, com 26 anos, rico e famoso, pode ser verdade, mas não é comportamento de um ‘ídolo’ projetado como esse)

Quando eu pareço malcriado, não é porque eu sou um moleque mimado. Mas é porque eu ainda não aprendi a me frustrar.
(Isso é exatamente o que caracteriza o ‘moleque mimado’: Ter 26 anos, ser pai e ser blindado de uma coisa tão comum na vida que é saber lidar quando se é contrariado)

Dentro de mim ainda existe um menino. Às vezes, ele encanta o mundo. E, às vezes, ele irrita todo mundo. E minha luta é para manter esse menino vivo. Mas dentro de mim, e não dentro do campo.
(Esse é o trecho mais enche lingüiça de todos. Ainda forçando o conceito de que é um menino. Já pensou, na próxima copa o cara com mais de 30 ainda falando que é um menino?)

Você pode achar que eu caí demais. Mas a verdade é que eu não caí. Eu desmoronei. Isso dói muito mais que qualquer pisão em tornozelo operado.
(Essa é a parte mais fácil de explicar: A verdade é que você não caiu, se jogou)

Eu demorei para aceitar as suas críticas. Eu demorei a me olhar no espelho e me transformar em um novo homem. Mas hoje eu tô aqui, de cara limpa, de peito aberto.
(Essa é a parte mais institucional. Repare como fica muito fácil interpretar que o texto é, na realidade, para os patrocinadores, ao mesmo tempo que já lança o conceito da campanha)

Eu caí. Mas só quem cai pode se levantar.
(O melhor mesmo é se manter de pé. Mas como cair é coisa da vida, ele aqui força aquela barra que falei, de que brasileiro adora um herói sofrido pra torcer por sua jornada. A Disney faz isso há décadas)

Você pode continuar jogando pedra. Ou pode jogar essas pedras fora e me ajudar a ficar de pé. Porque quando eu fico de pé, parça, o Brasil inteiro levanta comigo".
(Esse final é pretensioso num nível que só o pessoal do marketing pode ter escrito. Talvez com a participação incisiva do jogador, já que foi muito mal lançada pra profissionais da área. Como assim ele se acha o salvador da auto-estima do Brasil?)

Conclusão: Esse texto vazio só serve pra usar mesmo o fiasco de Neymar na copa (e na carreira) como motivo de propaganda de renovação do ser que a Gillette tá fazendo. Ele não se justifica, não se desculpa... apenas pega os tópicos mais criticados e tenta aliviar sua barra com a galera que investe pesado em grana, equipamentos, acessórios, roupas e na venda de sua imagem como ídolo. Não deu em nada e gerou mais memes e burburinhos. Um livro de auto-ajuda cruzou com um de comunicação social e deu essa coisa aí. Como eu já disse, ele não tem calibre pra ser ídolo e nem liderança de uma geração. Mas tá tudo nivelado por baixo no nosso país, então... Só lamento.







Neymar tenta aliviar a barra...

... faturando uns cascalhos no processo.

Neymar Jr (hiper-valorizado, em minha inútil opinião) é o grande nome de uma geração bem apagada de jogadores de futebol. Ronaldinho gaúcho joga fácil numa seleção pra mim, mas Neymar Jr seria aquele reserva pra incendiar o segundo tempo, talvez. Mas, como o tempo passa e as gerações mudam, essa atual se ferrou. Depois de ser piada e ficar de fora da lista de indicados a melhor do mundo, Neymar(keting) precisava aliviar sua barra (com os patrocinadores, pela desvalorização de sua imagem). Então, ele providenciou um evento beneficente (que sempre pega bem) e narrou um comunicado (constrangedor de forçado). Tudo com muita cara de assessoria querendo apagar incêndio pra que ele continue sendo requisitado pelo público pra continuarem vendendo os produtos que anuncia.

Veja bem, o rapaz é um dos casos mais bizarros de uma combinação explosiva de assessoria descuidada e assessorado sem personalidade. Nem sei se isso é tanta culpa do próprio ou se o pai é que toma as decisões ruins, preparando o filho pra fazer as próprias cagadas quando finalmente crescer. Sim, a base da propaganda em torno de um cara de 26 anos, atleta profissional milionário e pai de uma criança de 6 anos é forçando uma visão de que é um menino aprendendo a viver. Pobre menino rico, né? Deve estar sendo consolado pela namorada atriz famosa em Paris, onde recebe milhões pra realizar o sonho de periferia de jogar futebol e dar festas enquanto seu rosto estampa as mais variadas peças publicitárias, de cuecas a celulares, passando por bebidas e hortifrutigranjeiros. Como disse o coordenador da Seleção, deve ser osso mesmo ser o Neymar Jr. Chega a dar pena, né?

Bem ,eu conheço um rapaz de 26 anos e pai solteiro de um menino em torno dos 5 anos... Ele trabalha a semana toda pra ganhar seu dinheirinho pra ajudar em casa, sustentar o filho (que vive com ele) e quem sabe, curtir um pagode e uma cervejinha no final de semana (que ninguém é de ferro). Esse cara, amigo meu, não é visto como um menino aprendendo a vida. É um homem adulto que sabe muito bem como a banda toca e faz o seu. Trabalha, estuda, se diverte... Se dá um problema ele vai lá e vê como faz pra resolver e nem que quisesse, poderia simplesmente se esconder no seu mundinho de celebridade como Neymar fez após a Copa na Rússia, onde virou piada mundial, se desvalorizou enquanto atleta e enquanto garoto-propaganda de mais de uma dúzia de marcas fortes no mercado.

Aliás, vamos falar sobre esses dois elementos: Propaganda e justificativa. Saiu, na noite do último domingo (29/07/2018), uma peça publicitária onde o Neymar cai-cai, (filho do Neymar pai-pai, Rá! Você não viu essa piada chegando) lê um texto de forma bem forçada. Parece que a criação do texto (com imagens dele na Copa) foi em parceria entre a agência publicitária que serve à Gilette e o próprio jogador. Dá até pra imaginar que sua participação deve ter sido na ‘conversão’ de linguagem formal para gírias, num estilo consultoria. Sabe, quando alguém dá seu toque pra personalizar algo que outro criou de forma mais ‘padrão’? Pra parecer mais pessoal a mensagem, né? Ok, justifica!

Mais uma vez, usou um pretexto pra ganhar dinheiro em cima de drama forçado, porque nós, da área de comunicação, sabemos que o grande público adora uma história triste de superação no final. Pode reparar, todo mundo ama ver mais o ‘herói’ lutar do que propriamente vencer. Coisa de estimular a torcida, tipo novela, filme de herói ou mesmo reality shows. Só faltou Neymar chorar. Aliás, lembram daquele comunicado falando do choro nas oitavas-de-final? Disse que passou muita coisa, sofreu muito e o choro foi seu desabafo... Cara, ele já era rico e famoso antes dos 18 anos. Até o momento, ele tem sido rico e famoso há mais tempo do que foi pobre. E ser pobre é condição normal pra maioria do povo durante a vida toda. Não andamos chorando por aí toda vez que fazemos um gol pela seleção, Ney... vai tratar o psicológico que essa choradeira e vaidade é mais coisa de sociopata do que de trabalhador esforçado.  

O que não justifica é o próprio Neymar. Aliás, ele não se justifica, aquele texto não parece ter saído de seu angustiado coração para a nação brasileira... Em tempo, só vou mencionar que ele recebeu cachê milionário e isso faz parte de uma nova campanha da Gillette, que foca no conceito de ‘um novo homem a cada dia’. Ou seja, mais uma propaganda do patrocinador do jogador, onde ele apenas pega o gancho das críticas que recebe por suas simulações em campo e arroubos de vaidade fora dele. No texto em si, você não vê Neymar dizer que errou, onde errou e como ele fará pra resgatar a confiança que seus patrocinadores precisam pra confiar de novo no produto do marketing que se tornou.

Vamos, antes, lembrar uma curiosidade: Em 2011, meses depois de ter protagonizado o constrangedor episódio da demissão do técnico Dorival Junior (no Santos, em 2010), quando simplesmente deu um chilique daqueles pra fazer valer sua vontade e não o comando do treinador, ele já tinha usado o artifício de se fazer de menino inconsequente ‘sou o baby, você precisa me amar’. Lembra? O patrocinador da vez era a Nextel e ele falava com a câmera como quem tenta cativar o público e logo surge seu pai (o dele, não o seu, internauta leitor, rá!). O discurso era o mesmo, de menino que admite que erra, mas em momento algum ele demonstrou mudança. Só foi sendo cada vez mais supervalorizado, cada vez mais demonstrando vaidade e caprichos, bancado por mídia e patrocinadores, rendimento em campo não correspondendo com tanta marra e a certeza do público de que ele parece mesmo ter parado nos 17 anos de idade.

Agora, ele faz seu evento em sua fundação beneficente (dedutível no imposto de renda) com seus ‘parças’ famosos, é bonito ajudar crianças, pra aliviar sua barra e faz um comunicado desses... Entrevista mesmo, encarando público e jornalistas que é bom, nada. Ele não parece ser muito bom em bater de frente com a responsabilidade que vem com o grande poder que a mídia lhe dá. Ler um texto gravado não resolve, mas permite ele vender lâminas de barbear em troca de muito dinheiro. No fim das contas, além de meme da copa, Neymar vai virar meme pelo texto que leu. Depois de ter forçado a amizade ao ‘explicar’ seu choro diante da vitória sobre o México, ele continua sendo o menino do marketing, mimado e vaidoso estragado pelo dinheiro, fama e possibilidades infinitas que esse status permite.

A seguir: O texto de Neymar comentado e ‘traduzido’.   

Fontes: 






https://esportes.r7.com/prisma/copa-2018/cosme-rimoli/dancando-beijando-festejando-o-luto-de-neymar-durou-13-dias-20072018 

domingo, 22 de julho de 2018

Para os pobres, bolsa-família. Para os ignorantes, bolsonaro



Jair Bolsonaro está há uns 50 anos participando de sucessivos governos como parlamentar e nunca teve uma mínima plataforma de governo pra ser, sequer, considerado candidato à presidência do país. Desde que me entendo por gente que ele sempre foi tipo o Enéas Carneiro, por ser mais conhecido apenas por uma frase de efeito, que com o bordão 'bandido bom é bandido morto'. Plano de matar, ok! Plano de educação, economia, cultura ou qualquer coisa construtiva que é bom, nada, né?

Está na cara que está sendo bancado ideologicamente por grupos conservadores que viram nele o meme perfeito pra desafogo do ódio social cotidiano que o cidadão tem pelas dificuldades da vida. É como lançar candidatura pra Hitler pregando o medo de judeus dominarem o país no senso comum.

Resumindo: É um imbecil de marca maior, mas que era 'inofensivo' antes de virar meme da direita caviar que arrota mortadela. Era um cachorro brabo latindo atrás de um cercado. Agora, com a popularização da internet no imaginário popular, ele se torna perigoso porque vai ser instrumento dos verdadeiros ditadores ideológicos religiosos e interesseiros que vendem vaga no céu através da dominação mental da maioria.

Usam fiéis como massa de manobra pra fazerem do Bolsoleca seu avatar à frente do governo do país. Nem precisamos ir muito longe, quando vemos o que um prefeito/líder religioso faz por sua galera quando chega lá no gabinete maior, né? Fala com a Márcia.

Resumindo ainda mais: Estamos muito ferrados só por esse tipo ser cogitado pra um cargo de tamanha importância nas transformações sociais. Cada um tem o Trump que merece e vai morrer muita gente de tiro ou de desgosto no processo.

E, quer saber? Morrer morreu! Um lado meu fica curioso pra ver uma merda dessas acontecer só pra esfregar na cara dos que hoje se acham entendidos de política por causa de discurso de ódio de internet (aqueles mesmos que antes do face e do zap achavam política uma coisa chata).

segunda-feira, 18 de junho de 2018

O que é Copa do Mundo?


Antigamente, copa do mundo era algo que 'acontecia'. Sim, acontecia no sentido de ser um evento que mobilizava, mudava rotinas, unia pessoas... hoje, tá uma mídia ferrenha, mas que não cativa. Só para aqueles que ainda têm o hábito ou curiosidade de saber quem vai ganhar. Patriotismo não tem, porque vejo a ironia de gente aí falando coisas como 'isso é Brasil mesmo, essa m...', e depois tá torcendo feito louco como se o próprio filho jogasse na seleção com o argumento de 'a seleção não tem culpa' ou ainda 'o Brasil precisa ter alguma alegria'.

Mas, voltando, eu acho que copa, hoje em dia, é algo feito e embalado já pra render o que deu certo e chamou atenção antes. A copa mal começou e já têm milhares de musas da torcida, já elegeram um bicho qualquer como o vidente da vez, colocaram o nome de um jogador popular entre os que acompanham e toda hora é alguma notícia forçada pra pegar aqueles curiosos que ficam atualizando telas de PCs e celulares. É o mesmo efeito da combinação vermelho-amarelo do McDonald's ou de qualquer loja de brinquedos... Coloca-se cores vivas pra atrair a atenção visual imediata... e seleções de futebol juntam tudo isso.

Saudades verdadeiras do tempo que, mesmo sendo um placebo açucarado, como o carnaval, novela ou qualquer outra coisa que a mídia faça pra manter a audiência no alto e a população adestrada, ainda tinha espaço para acontecimentos espontâneos. Vamos ver: da minha memória pessoal, lembro da copa de 1990 e o gol de Caniggia com passe de Maradona em cima do Brasil, em 1994, a torcida pela convocação de Romário contra o Uruguai, o tetra e a homenagem a Ayrton Senna... Era uma mídia diferente, que realmente buscava o sentimento do brasileiro em relação ao futebol. Tremenda ferramenta de alienação na época da ditadura, mas tinha um viés de verdade, digamos, 'inocente'.

Hoje, já estamos na terceira copa em que se espera que o Neymar(keting) salve o país, mas além de vender cueca, desodorante, celular e a ideia ilusória de que minimamente será lembrado como ídolo daqui a 50 anos, como outros o são, não vejo nada de mais. Só a mesma história de ser superestimado pela mídia e parte da população e sua namorada-parceira de publicidade e propaganda. Vender ele vende bem, é um conceito publicitário. Jogar, nhé... pode ser, mas tô falando daquele 'tchan', que acho que morreu no Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

Hoje tá essa fanfarronice no modo automático. Seleção tem modelos se fazendo de jogadores (por isso que quando se deparam com times organizados levam surras homéricas ou passam inexpressivos por que o adversário ainda respeita o peso da camisa).

E assistir Brasil jogando com camisa da CBF ainda me faz lembrar os paneleiros da vida... Nhé... quem é de curtir que curta, porque quando a gente quer, qualquer pé-sujo da esquina vira uma festa de gala. No mais, eu não sou patriota, não me sinto representado por um país que odeia minha raça, finge que não passou mais de 300 matando e violentando meus ancestrais e hoje me chama de chato porque eu denuncio seus remanescentes ideológicos.

Copa é copa e aquelas que já passaram vão sempre estar na minha memória afetiva. De 1998 pra cá é só marketing, vendas e nem um sonho pra quem quer sonhar.
Powered By Blogger