Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sábado, 8 de junho de 2013

George Lucas - De gênio a oportunista

Tá, George Lucas não sabia o que estava fazendo durante a saga, isso enquanto estava fazendo, mas, gerou ícones incontestáveis da cultura pop mundial. Teve seu valor, não em roteiros e argumentos, mas em iniciativas e inovações que fundamentaram modelos usados até hoje.

Tecnologias de efeitos especiais e atração de público jovem, coisa que não era costume nos anos de 1970, com seus sérios filmes catástrofe, Lucas fez acontecer praticamente um sonho de menino infanto nerd juvenil sonhador, levando para as telonas seus admiráveis modelos baseados em histórias de capa e espada (como Arrow Flynn) e espaciais de ficção científica (por exemplo, Flash Gordon).

Ele acabou gerando seus próprios modelos e estabelecendo de forma popularesca conceitos como A Jornada do Herói, ou o Monomito - o modelo básico cíclico de uma história, criado por Joseph Campbell - onde o herói (Darth Vader ou Luke Skywalker, dependendo da visão que você escolher) inicia sua saga em seu mundinho fechado, se lança à aventura e retorna salvador ou se redime de sua ignorância anterior.

Sim, safado, George Lucas é um safado que não fez mais nada além de criar histórias andando de lado com milhares de games, brinquedinhos, desenhos, gibis, etc... Mas, a raiz do assunto ainda é revolucionária de tão original. Lucas é muito bom em criar personagens, mas não em contá-los sem afobação. E outra, HAN SOLO SEMPRE SEMPRE ATIRA PRIMEIRO! 

E olhe ao lado, a safadeza de que falo: Pra ligar uma trilogia à outra, eles além de lançarem um box de DVDs remasterizados a cada 3 meses com alguma palhaçada minúscula de diferente, ainda me cortam o Anakin original do final de O Retorno de Jedi... Então, porque o Yoda e o Obiwan não foram trocados? Lucas passou rápido de um grande criador para um velhinho bem do oportunista. Rá!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger