Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MENTIRA: Vidente previu morte de Cristiano Araújo

Clique e amplie a tal carta que ninguém
recebeu na família do cantor
Se tem uma coisa que mobiliza mais gente distraída na internet do que crianças e bichos engraçados e pornografia, certamente, essa coisa é mentira viral. Nada como a sensação de ser o primeiro a contar uma novidade bombástica, igual à criança que espalha pra todo mundo uma merda que a mamãe falou ou estraga a surpresa do irmão menor, saca? Pois bem, agora, um papo bem sério e que muita gente tripudiou como se fosse gostar se fosse com os seus: Cristiano Araújo. Muito se falou sobre os fãs de ocasião, com se pessoas não pudessem se compadecer com a tragédia numa família só porque não foi de alguém próximo, ou como há tantas mortes todo dia e ninguém chora – a explicação óbvia é que não se noticia assim como não se procura – enfim, até Zeca Camargo entrou nessa de criticar a carpideira no velório e teve que se retratar. Mas vou falar agora de uma mentira braba, e que sempre aparecem similares nessas ocasiões: Videntes tentando seus 15 minutos de fama em cima da desgraça alheia.

 
Tipo (já falecida) Mãe Dinah, que fez sua fama falando que Mamonas Assassinas teriam problemas num vôo (os caras passavam mais tempo voando de show em show do que propriamente tocando, se bem me lembro, uma média de, pelo menos um show por dia por todo o Brasil). Muita gente gosta desse sensacionalismo, de gritar ‘eu avisei, eu sabia’ e pouco se importam com a dor da família, amigos e fãs. Pois bem, vamos explanar a previsão. Mas, com o advento das redes sociais, um fato interessante passou a ser recorrente: Previsões registradas em cartório e previsões por redes sociais. A princípio, é sensacional o cara te mostrar que possui um documento registrado em cartório ou em postagem digital que já tinha previsto algo importante (tipo disco rolando ao contrário e foto de fantasma fazendo selfie, né?).

 Mas é um truque muito fácil de fazer, como vamos ver no vídeo lá no final do texto. É assim, primeiro, o charlatão cria um documento e o registra, mas, se você não notou, repare na próxima, o cartório não registra necessariamente o conteúdo do documento (já viu tabelião lendo documento?), apenas a assinatura e a data. Ou seja, é só você registrar uma carta com informações genéricas e espaços em branco, pra, depois, completar com o que for conveniente, seja a mesma caneta, máquina de escrever, impressora, etc. É, basicamente, o mesmo que fazer um exercício escolar a lápis. Você mostra pra professora que tem o dever todo preenchido, mas entre a entrega e a vista do exercício, você corrige o que estiver errado e entrega tudo de boas, pra ganhar 10. 


E, no caso da internet, a coisa é ainda mais simples. Quando a gente tem uma conta pra postagens (tipo youtube, twitter ou até aqui no blogger mesmo), a gente tem uma conta e uma seção ‘administrativa’ onde podemos armazenar vídeos, fotos e textos tanto como rascunho quanto numa espécie de ‘espera’. A coisa fica prontinha pra publicação, mas não aparece em público ainda. É só você gravar seu palpite, postar sem publicar e, depois que acontecer algo, você publica o que acertou e deleta os que errou. É como prometer um cheque em branco.

Observe, no prometido texto lá do final, que o tal Jucelino, que agora tripudia da morte de Cristiano Araújo e sua namorada, Alana de Morais, vive fazendo previsões, mas não acerta uma antes da coisa acontecer. Se você não sabe ou não leu, ele previu a morte de Eduardo Campos, a lesão de Neymar na Copa2014. Ambos os casos ele afirmou depois de acontecidos. Quando se meteu a falar antes de acontecer, ele previu que a Argentina faturaria a Copa e que cairia um avião em plena Avenida Paulista (São Paulo, dah!). Agora ele fez isso com uma carta ‘prevendo’ a morte do cantor, o que faria algum besta ainda culpar o rapaz por não dar ouvidos à voz do além. A saber, ele – Jucelino - é investigado e já tinha “previsto” que Alckmin ganharia as eleições de 2006 sobre Lula.


Não tenho certeza se ele é o mesmo que tinha previsto “em cartório” que Denise Frossard ganharia o governo estadual sobre Sérgio Cabral aqui no RJ, e que haveria um tsunami na costa brasileira apenas poupando o interior e as regiões de montanhas, mas um dia eu recupero (imprimi há uns 8 anos e vou conferindo ano a ano cada uma, pois vai até 2020, só porque eu não presto e pago pra ver. Rá!). Enfim, registrar conteúdos de cartas pra alterá-los depois não é crime, mas alterar esses conteúdos pra abusar da fé alheia, isso é crime de charlatanismo. Até porque, ninguém – eu disse NINGUÉM- confirma o recebimento dessas cartas. Ele manda, mas ninguém garante que eram as cartas que ele afirma. Pode ter mandado até um envelope vazio ou algo genérico.


Na boa, previsão e a cobrança por isso, como vemos no vídeo da reportagem do Fantástico, é crime, é palhaçada e a hora que der certo, numa coincidência bizarra dessas, vai ser muito bem feito eu o cara vire suspeito. Afinal, quem cairia nesse álibi de ‘eu sou o único eu sabia que isso ia acontecer porque sou vidente’. Aham, tá, valeu, menino que só pode ficar invisível quando não tem ninguém olhando. 




Nenhum comentário:

Powered By Blogger